De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), antes da pandemia, o Brasil era um dos países mais ansiosos do mundo. Mas, no ano passado, 80% da população brasileira se tornou ainda mais ansiosa, de acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nessa circunstância de isolamento, as pessoas encontraram maior dificuldade de comunicação e convívio com pessoas ao seu redor, dificultando o processo de melhoria da ansiedade.
Oque é ansiedade?
A ansiedade, pode, em simultâneo, ser um sentimento naturalmente humano, caracterizada pela insegurança, medo, apreensão, mal-estar, desconforto, tristeza e pela sensação de que algo ruim está prestes a acontecer.
Apesar dessa condição de alerta ser uma reação natural do nosso corpo, a ansiedade é considerada um distúrbio quando impede uma rotina eficaz. Ou seja, quando a pessoa apresenta sintomas de preocupação extrema diante de situações simples do dia a dia.
Apesar desse estado de ansiedade ter se tornado mais comum com a correria dos dias atuais, não é comum que esse quadro esteja presente na vida social de um indivíduo. Por isso que listamos quatro dicas de como controlar essa ansiedade:
1- Evite a procrastinação
A procrastinação pode levá-lo a ter que realizar as tarefas de última hora, com tempo extremamente curto. Além de entrar em um modo de luta mental permanente com seus agendamentos, o resultado é de frustração e falta de qualidade. O ideal é evitar a procrastinação no seu dia a dia.
2- Diminua o uso nas redes sociais
Utilizar as redes sociais de forma consciente é importantíssimo para um estilo de vida saudável, já que o excesso de informações pode te levar a um desgaste mental e emocional.
3- Escute música
A música também pode resultar para o relaxamento do corpo. Auxiliando na diminuição das dores e desconforto causados pela ansiedade.
4- Procure tratamento psicológico e médico
A ansiedade, em geral, é um estado que não some sozinha. Procurar a ajuda de um especialista da área, ajudará a manter o corpo e a mente alinhados. Já que a ansiedade, ainda, pode causar danos significativos na qualidade de vida.
Nesse momento, é necessário buscar ajuda de um profissional da Psicologia.
Na One, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre saúde. Para falar com a gente, você pode solicitar um de nossos consultores e encontrar os melhores planos para você ou para sua família, ou dos seus colaboradores.