O mês de Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada o ano inteiro, mas que ganha maior visibilidade no mês de outubro, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil.
Esse câncer é raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade, os riscos dessa doença podem crescer progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Entretanto, quanto mais cedo o câncer de mama é descoberto, mais altas são as taxas de cura do tratamento.
Novamente, conforme o Inca, a taxa de sobrevida após 5 anos (porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico) é maior quando a doença é detectada em seus estágios iniciais.
O problema é que muitas das informações de prevenção que chegam até as mulheres têm procedência duvidosa.
Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre quais são de fato as melhores formas de prevenção do câncer de mama.
Sendo assim, neste outubro rosa, listamos 5 ações para prevenir o câncer de mama.
1- Se movimente
Exercícios físicos são muito importantes e essenciais para uma boa saúde e para evitar uma série de doenças, inclusive o câncer de mama. Já que a obesidade é um dos fatores de riscos para o desenvolvimento da doença.
2- Faça o autoexame em casa
Uma pesquisa do Inca aponta que 66,2% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama.
Dessa forma, é possível afirmar que o autoexame por meio do toque nas mamas é muito importante para notar qualquer alteração.
3- Tome banhos de sol
Um banho de sol pode ser relaxante para a mente, mas também pode oferecer resistências ao seu organismo. A leve exposição, de apenas 10 minutos, aumenta a produção de vitamina D, que ajuda a evitar essa e qualquer outra doença.
4- Amamente pelo maior tempo possível
Além de resultar em uma proteção ao bebê, a mãe também se beneficia, pois, amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer diminuem na mulher.
5- Faça a mamografia regularmente
Entretanto, neste outubro rosa, não confie apenas no autoexame. Isso porque, muitas vezes, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque. Faça um acompanhamento regular com um especialista, não só no outubro rosa, mas sempre, pois ele irá te avaliar clinicamente e fazer as prescrições conforme a sua realidade.
Na One, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre saúde. Para falar com a gente, você pode solicitar um de nossos consultores e encontrar os melhores planos para você ou para sua família, ou dos seus colaboradores.