Doença preexistente, afinal, do que se trata?
Sempre frisamos a importância de se atentar muito bem ao contrato no momento de escolher o seu plano de saúde.
A simples falta de atenção pode fazer com que você contrate um plano que não supra a sua real necessidade, ou que você precise esperar por um longo período até realmente utilizar a especialidade que tanto deseja.
Um dos pontos que precisa ser atentamente analisado é a questão das doenças ou lesões preexistentes, mas você sabe do que se trata?
O que é doença ou lesão preexistente?
De acordo com a Agência Nacional da Saúde (órgão que regulamenta os planos de saúde no Brasil) todas as doenças ou lesões que o beneficiário possua anterior a data de assinatura do contrato são consideradas preexistente.
Ou seja, você já possuía a doença em questão antes de contratar sua assistência médica.
Quais doenças se encaixam como preexistentes
Agora você já sabe que se desejava contratar um plano de saúde para tratar uma doença específica não será tão fácil assim, pois, na grande maioria das vezes, as operadoras estipulam um prazo de dois anos de carência para doenças ou lesões preexistentes.
Mas existem alguns critérios que enquadram determinadas doenças como preexistentes, veja abaixo a lista de algumas dessas doenças.
- Câncer (ou doenças provenientes do mesmo)
- Doenças cardiovasculares (arritmia cardíaca, hipertensão, sopro no coração, artrose, angina instável e estável, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia, taquicardia ventricular, infarto, dentre outros)
- Anemia;
- Doenças respiratórias graves;
- etc…
Precisa declarar doença preexistente antes de contratar?
Sim, pois de uma forma ou de outra a operadora saberá da existência dessas doenças, seja pela própria declaração do paciente, seja no momento em que ele realmente precise de exames ou tratamentos para tal doença.
Caso não seja declarado, qualquer solicitação para as complicações citadas acima será recusada e entrará para a carência normal do contrato de 24 meses.
Quer saber mais sobre doenças e lesões preexistentes? Entre em contato conosco clicando aqui.