A coleta domiciliar é a melhor alternativa para manter exames em dia e cuidar da saúde. O atendimento médico é realizado em casa por profissionais capacitados, seguindo as mesmas normas de segurança e higienização de clínicas e laboratórios.
Embora seja mais comum para idosos, pessoas com deslocamento reduzido ou doenças autoimunes, qualquer um pode solicitar o serviço de coleta domiciliar. Na verdade, durante a pandemia de coronavírus, tornou-se uma recomendação que todos os exames possíveis sejam realizados em casa para reduzir os riscos de contaminação.
Quais exames podem ser feitos em casa e como funciona?
O atendimento domiciliar pode ser solicitado tanto para exames de sangue e outros materiais de análise quanto para vacinação. O serviço é realizado por profissionais especializados e devidamente paramentados com equipamentos de proteção individual, que explicam os procedimentos aos quais o paciente será submetido.
O tempo do procedimento depende da quantidade de exames que serão realizados. Além disso, a preparação para cada exame deve seguir as orientações indicadas no momento do agendamento. Depois da coleta ou aplicação de vacina, são feitas recomendações básicas de saúde e prevenção conforme os cuidados necessários.
Muitos laboratórios e clínicas também já oferecem a retirada de resultados pela internet, por meio de suas plataformas digitais, ou possibilitam a entrega do exame físico.
Como solicitar a coleta domiciliar?
Pode variar de lugar para lugar, mas solicitar a coleta domiciliar de exames e vacinas costuma ser simples. Basta entrar em contato com o laboratório e agendar o melhor horário para atendimento. Além do endereço, serão pedidos seus dados pessoais e, se for o caso, a carteira do plano de saúde.
Independentemente do motivo, seja por causa da pandemia, seja por limitações de movimentação ou mesmo pela rotina atarefada, a coleta domiciliar é uma alternativa segura para quem precisa realizar exames e não abre mão dos cuidados com a saúde pessoal.