Em 5 de agosto de 1967, foi instituído o dia nacional da saúde com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do tema entre a população, relembrar os cuidados que cada um deve ter com o corpo e promover a educação sanitária.
Por isso, separamos algumas dicas para que você possa manter a saúde em dia.
1. Mantenha seu peso idel
A manutenção de um peso saudável vai muito além das questões estéticas. O excesso de peso aumenta o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, alguns tipos de câncer, depressão, infertilidade e problemas ortopédicos e respiratórios.
Sendo assim, é interessante se consultar com um nutricionista para descobrir seu peso ideal, de modo a criar estratégias para se manter nele em vez de emagrecer e engordar consecutivamente.
2. Pratique exercícios físicos regularmente
A prática de regular de exercícios físicos definitivamente traz diversos benefícios para o corpo. Entre eles, podemos citar:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- redução do LDL (colesterol ruim);
- diminuição da ansiedade e do estresse pela liberação de endorfina;
- regulação da produção de insulina, ajudando a prevenir a diabetes;
- controle da hipertensão;
- facilitamento da digestão e do trânsito intestinal;
- redução da depressão;
- aumento da disposição e energia.
Aqui, também é válido ressaltar que a qualidade de vida das pessoas que praticam atividades físicas aumenta consideravelmente, independentemente da idade e do tipo de exercício praticado.
3. Tenha boas noites de sono
Além de relaxante, ter uma boa noite de sono permite que o corpo e a mente descansem adequadamente, garantindo assim que suas energias se renovem para o dia seguinte.
Durante as diferentes fases do sono, o corpo passa por diversos processos que incluem:
- economia de energia;
- restauração de tecidos;
- aumento da massa muscular;
- liberação do hormônio do crescimento (GH);
- consolidação da memória e do aprendizado.
Dessa forma, quando não dormimos bem e acordamos durante a noite, voltamos para a primeira fase do sono e prejudicamos os processos das fases mais profundas.
4. Reduza o estresse
Além de ocasionar o desgaste físico e mental, o estresse excessivo pode levar ao aparecimento de doenças psicológicas e elevar o risco de complicações cardiovasculares.
Entre os principais sinais do estresse, podemos mencionar as alterações de humor, mudanças de apetite, ansiedade, problemas de atenção e sensação de desgaste constante.
Esteja, então, atento aos sinais do seu corpo e lembre-se de que a vida é uma questão de equilíbrio. Os momentos de lazer são necessários para o relaxamento e para a prevenção do estresse, afinal, ninguém vive só de trabalhar.
5. Busque uma alimentação saudável
Além de ocasionar o ganho de peso, o exagero na ingestão de alimentos não saudáveis — como os ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares — aumenta significativamente o risco de desenvolvermos doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.
A boa alimentação é aquela composta por várias refeições ao longo do dia, que contenham alimentos saudáveis e nutrientes balanceados. A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) recomenda 10 passos para uma alimentação saudável:
faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia;
inclua nas refeições diárias seis porções do grupo de cereais, tubérculos e raízes;
consuma pelo menos três porções de verduras e legumes e três porções ou mais de frutas todos os dias;
coma todo dia feijão com arroz — é uma combinação completa de proteínas;
coma três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos diariamente;
consuma por dia uma porção de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina — no máximo;
evite sucos industrializados, refrigerantes, bolos e biscoitos doces e recheados;
reduza a quantidade de sal na comida;
beba pelo menos dois litros de água por dia;
pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
6. Não exagere na bebida
Estudos demonstram que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas está diretamente relacionado com o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial e diabetes, além de alguns tipos de câncer.
Outras desvantagens do consumo de álcool para a saúde são as alterações na fisiologia do sistema gastrintestinal, que resultam em distúrbios na absorção de nutrientes como as vitaminas do complexo B e D.
7. Tenha um acompanhamento médico regular
A visita de rotina ao médico deve ser um costume adotado por todas as pessoas, e não uma exceção quando acontecem problemas específicos de saúde. Independentemente da idade, é importante manter um acompanhamento médico regular, que pode variar de frequência de acordo com a faixa etária e demais fatores de risco.
Além disso, devem ser feitos os exames preventivos específicos para cada sexo e idade. Isso porque as alterações e doenças que são diagnosticadas no início, quando ainda não surtem efeitos, têm mais chances de serem controladas e curadas.