Nem sempre é possível realizar um procedimento médico com os profissionais ou hospitais credenciados pelo plano de saúde contratado, certo?
Quando isso acontece, o que pode ser feito? Será que o beneficiário precisa arcar com as despesas do próprio bolso?
Não! Dependendo o plano de saúde contratado você pode, sim, solicitar o reembolso.
No entanto, existem algumas regras que precisam ser seguidas para que a devolução do valor possa ser feita, seja completa ou parcialmente.
Quando posso solicitar o reembolso?
Em casos onde o paciente precise arcar com as despesas médicas com seu próprio dinheiro, devido a não cobertura do plano de saúde para os serviços requisitados, é possível solicitar o reembolso.
Além deste, o direito de solicitar reembolso está incluso em situações como:
- Emergências que implicam risco grave para a vida do paciente, como acidentes, paradas cardíacas e complicações na gravidez;
- Cobertura regional, na qual o paciente não está próximo da área atendida pelo plano;
- Quando não há profissionais disponíveis para atendimento;
- Quando há recusa de atendimento por parte de um hospital ou médico;
- Quando o próprio cliente solicita um médico de confiança, mas que não é credenciado pelo seu plano de saúde.
Como solicitar reembolso no seu plano de saúde?
Cada operadora de plano de saúde tem suas regras no que diz respeito ao processo de reembolso. No entanto, essas regras precisam estar de acordo com a Lei 9.656/98, que estabelece as principais diretrizes para a devolução do dinheiro. Assim, toda restituição fica subordinada às normas e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Após feita a solicitação, o valor das despesas médicas deve ser devolvido em até 30 dias – contudo, essa não é uma regra para todos os planos e os prazos podem variar. Isso dependerá da situação dos documentos solicitados para a abertura do processo de reembolso. Caso falte algum documento, o prazo poderá ser maior. Mas, em geral, basta entrar em contato com a operadora do plano de saúde, fazer a solicitação, apresentar os documentos e aguardar o valor ser devolvido.