Antes de escolher um plano de saúde é essencial avaliar a rede de atendimento, que pode ser uma rede credenciada, própria ou mista. Ela representa o grupo de hospitais, clínicas e laboratórios nos quais você poderá ser atendido, de acordo com o tipo de assistência médica contratada.
Mas, afinal, qual a diferença entre rede própria e rede credenciada? Para entender, convidamos você a continuar essa leitura.
O que é rede credenciada?
Já passou em um pronto-socorro que não aceitava seu plano de saúde? Provavelmente esse hospital não fazia parte da sua rede credenciada.
Rede credenciada ou rede referenciada, como também é chamada, diz respeito ao conjunto de prestadores de serviço (médicos, laboratórios, hospitais e clínicas) que podem atender os beneficiários do plano. Geralmente, são conveniados ou terceirizados, e pagos pela operadora de saúde conforme o uso dos seus serviços.
O que é rede própria do plano de saúde?
Algumas operadoras possuem rede própria de hospitais, clínicas e laboratórios. Ou seja, os profissionais e estabelecimentos são gerenciados pela operadora. Esse movimento de adquirir unidades de atendimento médico é conhecido como verticalização da saúde suplementar.
A vantagem é que os custos dos planos de saúde com rede própria são, frequentemente, menores em comparação à rede credenciada. Isso acontece porque, como a operadora conta com estrutura particular, o preço médio de cada procedimento costuma ser mais baixo que o valor pago a terceiros.
Qual é melhor: rede própria ou rede credenciada?
Para saber se é melhor contar com um plano com rede credenciada ou rede própria, primeiro, é preciso saber quais são as suas necessidades atuais. Você costuma viajar? Prefere ser atendido em locais próximos da sua casa ou do trabalho? Faz questão de ter atendimento personalizado ou em estabelecimentos de referência?
Responder essas questões ajudará entender o que você procura no seu plano de saúde e, portanto, qual é a opção mais adequada para a sua realidade.
Como explicamos, a rede própria pode sair em vantagem quando o assunto é custo. Por contar com uma estrutura particular, a operadora paga menos por procedimentos médicos e, também, possui maior controle sobre as informações clínicas dos pacientes – o que permite fazer um trabalho personalizado de prevenção que, no futuro, pode resultar em reajustes menores de mensalidade.
No entanto, o principal benefício da rede credenciada em relação à rede própria é a abrangência da rede de atendimento. Como não depende das regiões em que a operadora tem unidades médicas, é possível contar com hospitais, clínicas e laboratórios espalhados pelo país, incluindo nomes de referência como o Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo.
Diante disso, para driblar a limitação geográfica, muitas operadoras oferecem planos com cobertura mista. Isto é, os beneficiários podem ser atendidos na rede própria ou optar por um prestador da rede credenciada.
Conheça a rede de atendimento do seu plano
Cada plano de saúde tem a sua rede de hospitais, clínicas, laboratórios e especialistas. Pesquise e compare entre as opções disponíveis no mercado para escolher. Fique atento, principalmente, à abrangência territorial: em quais locais você gostaria de ser atendido? Eles são de fácil acesso? Procure saber, ainda, a qualidade dos prestadores e serviços que são oferecidos.
Conhecer a rede de atendimento do plano antes de assinar o contrato é um direito seu. Portanto, peça a lista ao seu corretor.
Se você possuir um médico de confiança ou estabelecimento de preferência é, também, a hora de busca-los no catálogo da rede credenciada. Se desejar, é possível optar pela contratação do reembolso para utilizar prestadores de fora da rede.
Vale lembrar, por fim, que as operadoras podem oferecer planos com preços e coberturas diversificadas. Sendo assim, um estabelecimento de saúde pode aceitar um plano e não aceitar outro com uma cobertura mais básica. Portanto, antes de buscar por atendimento, verifique as unidades e profissionais da saúde que pertencem à rede do seu plano. Essas informações estão disponíveis no site da operadora.