Os fatores de risco para o câncer de próstata envolvem hábitos e características que podem tornar o homem mais vulnerável ao desenvolvimento da doença.
Como em outras enfermidades, estes fatores podem ser alterados pela adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.
No entanto, outros fatores de risco para o câncer de próstata não podem ser alterados, como a idade e hereditariedade.
Para compreender de uma vez por todas quais são as condições que aumentam as chances do desenvolvimento dessa doença na saúde e bem-estar do homem, criamos o blog a seguir.
Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?
O câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.
Ainda que alguns fatores de risco possam ser evitados com a mudança de certos hábitos, outros continuam a retratar uma grande ameaça para o surgimento desta doença.
Viver com os fatores de risco para o câncer de próstata não significa necessariamente que os indivíduos desenvolverão a enfermidade.
Contudo, a ausência de alguns fatores também não é uma garantia de eliminar o aparecimento da doença.
Ainda assim, é confirmado que quanto maiores os fatores de risco, elevadas também serão as chances do desenvolvimento do câncer. Entre eles, alguns dos riscos, são:
Idade
Um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata é a idade. Para homens com mais de 50 anos, as chances de desenvolver a doença costumam aumentar.
Em homens acima de 65 anos, os casos de câncer de próstata representam 60% do total. Já para os que estão abaixo dos 50 anos, a recomendação é buscar tratamento a partir dos 45 anos caso já exista algum caso da doença na família.
Etnia
A etnia também foi um fator observado. Afirmou-se que homens de ascendência africana estão mais propensos a desenvolver o câncer de próstata.
Da mesma forma, foi constatado que a doença afeta com menos frequência homens de ascendência asiática e latina.
Hereditariedade
Entre os homens diagnosticados com câncer de próstata, cerca de 20% tinham como fator de risco a genética.
Ou seja, existia algum familiar próximo com a doença. Essa chance pode ainda aumentar caso dois ou mais parentes de primeiro grau, como irmão, pai ou avô, tenham desenvolvido o câncer.
Hábitos do dia a dia
Alguns dos fatores de risco para câncer de próstata que podem ser controlados são os hábitos do dia a dia.
Estudos mostram que quanto mais hábitos saudáveis no dia a dia, menos riscos a essa e outras doenças tendem a aumentar.
Alimentação
A alimentação tem uma influência ainda incerta sobre o câncer. Entretanto, evidência apontam que uma dieta com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais em abundância não só ajudam a diminuir os riscos do câncer, como reduzem também o desenvolvimento de doenças crônicas.
Por isso, não abra mão da sua saúde e dedique o seu dia a dia para um estilo de vida saudável e principalmente com consultas regulares ao médico.
Na One, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre saúde. Para falar com a gente, você pode solicitar um de nossos consultores e encontrar os melhores planos para você ou para sua família, ou dos seus colaboradores